Inverno começa nesta terça-feira com a previsão de poucas chuvas e frio intenso na Região Central

Quintana

Inverno começa nesta terça-feira com a previsão de poucas chuvas e frio intenso na Região Central
Estação mais fria do ano começa nesta terça-feira com previsão de muita chuva. Foto: Nathália Schneider (Diário)

Às 6h14min desta terça-feira (21), a estação mais fria do ano chega ao hemisfério sul. Nestes primeiros dias, o inverno será marcado por chuva e muita umidade, mas o cenário deve mudar a partir da segunda quinzena de julho. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, o inverno na Região Central terá oscilações de temperatura, pouca chuva e frio intenso, principalmente no fim de julho e no mês de agosto:

– A gente pode ter até temperaturas que cheguem a -2ºC. Vem aí uma condição de frio bastante intensa. Com relação à chuva, a gente espera uma estação um pouco mais seca que nos anos anteriores, apesar de começar o inverno com chuvas que podem durar até o próximo domingo – afirma o meteorologista.

Leia também:

Qual a diferença entre clima, tempo e outros termos da meteorologia?Semana começa com sol, mas chuva e umidade voltam na terça-feira

O motivo para a previsão de um inverno mais seco que os anteriores, porém, com frios mais intensos, está relacionado ao fenômeno “La Nina“, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico na região do Equador.

Estação mais fria do ano começa nesta terça-feira com previsão de muita chuva. Foto: Nathália Schneider (Diário)

– Sabemos que quando tem a atuação desse fenômeno no inverno, a gente costuma estaticamente e climatologicamente ter maior eventos de frio. Podemos esperar o inverno com fortes ondas de frio, mas alternados com alguns dias quentes, como serão nos primeiros quinze dias de julho – explica Gustavo Verardo.

As chuvas devem ter maior volume somente no mês de setembro, quando se aproxima o encerramento do inverno e a abertura da primavera. Segundo o especialista, neste período, há riscos de temporais mais intensos, devido ao choque térmico de massas mais quentes vindas do Norte e outras mais frias vindas da Argentina.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira a agenda de vacinação contra a Covid-19 desta semana Anterior

Confira a agenda de vacinação contra a Covid-19 desta semana

Carrefour irá dobrar de tamanho em Santa Maria após a compra de mercados do Grupo Big Próximo

Carrefour irá dobrar de tamanho em Santa Maria após a compra de mercados do Grupo Big

Geral